Pesquisa da data Control sobre a corrida para prefeitura de Tarauacá mostra a insatisfação popular com a atual gestão

O ano terminou com a publicação de uma pesquisa de avaliação da administração da prefeita, Néia Sérgio, bem como sobre a preferência dos Tarauacaenses para sucessão de outubro do ano que iniciou.

Os números indicam uma tendência do momento, nada está definido sobre a disputa. Porém, alguns dados mostaram com clareza que a população está bastante atenta para opinarsobre o processo que se avizinha.

O dado mais contundente é a rejeição da atual prefeita que aparece em terceiro lugar na corrida. Quase 80% dos eleitores preferem voltar em candidatos de oposição, inclusive em dois ex- prefeitos.

Porque a população rejeita a atual prefeita?

Rejeita a ausência de políticas sociais e de infraestrutura urbana; rejeita a farsa do saneamento a moda dos interesses pessoais; rejeita a criminalização ao direito de greve e a perseguição aos servidores públicos que reinvindicam melhores condições de trabalho e de salários. Rejeitam a “panelinha” que governa ao modelo de um clã famíliar; rejeitam a insensibilidade diante do sofrimento e o proselitismo político que só visa tirar proveito para o grupo.

Em que pese toda essa situação compreendida pela população, sabemos dos modos operandes do grupo da prefeita. Por isso não podemos achar que são “cachorro morto”, certamente vão fazer de tudo para continuar exercendo o poder para manter seus interesses famíliar. Tudo vai depender da capacidade das forças de oposição na construção do projeto alternativo, evitando maior pulverização de candidaturas e a cooptação política de última hora de lideranças e partidos vulneráveis à resistência.

*Chagas Batista*

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dois × um =