Lula inaugura nesta segunda (7) obra que garante internet rápida no Norte

Infovia 01 em Santarém deve levar banda larga para 3 mi de pessoas e teve investimento de R$1,3 bilhões. Obra faz parte do programa Norte Conectado.

O presidente Lula inaugura nesta segunda (7), em Santarém (PA), a Infovia 01, que vai conectar três milhões de pessoas em 11 cidades do Pará e Amazonas, através de cabos de fibra ópticas subfluvial.

A obra faz parte do programa Norte Conectado que tem a finalidade de expandir a infraestrutura de comunicações na Amazônia. Em fevereiro do ano passado, foi implementado a Infovia 00, que conectou 700 km de cabo de fibra ópticas (de alta velocidade) de Macapá (AP) a Santarém (PA).

A Infovia 01 ligará os municípios de Santarém e Manaus, passando pelas cidades Curuá, Óbidos, Oriximiná, Juruti e Terra Santa, do Pará, e Parintins, Urucurituba, Itacoatiara e Autazes, do Amazonas. As cidades somam cerca de 470 mil pessoas, segundo os dados do último Censo (2022).

De acordo com o Ministério da Comunicação, no entanto, ao todo, a Infovia 01 tem capacidade para alcançar mais de três milhões de pessoas, já que as regiões no entorno destas cidades também são impactadas.

A opção pela infovia submersa em leitos dos rios tem impacto ambiental menor. Caso a opção fosse rede enterrada ou por postes, quase 70 milhões de árvores poderiam ser derrubadas para garantir a extensão desta rede.

O cabeamento foi feito para durar 25 anos submersos nos rios. O projeto Norte Conectado terá ao todo oito infovias. Toda essa estrutura vai atender 10 milhões de brasileiros em 59 municípios do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia e Roraima.

O presidente Lula embarcou na última sexta (4) em viagem de seis dias pela região Norte do país. Nos dias 8 e 9, em Belém, no Pará, Lula participa da Cúpula da Amazônia, onde chefes de Estado dos oitos países amazônicos se reunirão para discutir política conjunta de desenvolvimento sustentável para a região.

Ainda na sexta, Lula relançou o programa Luz Para Todos e inaugurou o Linhão do Tucuruí, a interligação de municípios do Amazonas ao Sistema Interligado Nacional (SIN) de energia elétrica e a assinatura de ordem de serviço para o Linhão Manaus-Boa Vista (RR), que também interligará Roraima ao SIN.

Com informações de agências

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

17 − 4 =