Zema faz discurso separatista e defende frente Sul-Sudeste contra Nordeste

Em entrevista, governador afirmou que os estados do Sul e Sudeste arrecadam muito mais à União do que recebem de volta e reclamou da união e representatividade do Norte e Nordeste.

Em entrevista publicada no Estadão neste sábado (5), o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), promoveu um discurso de viés separatista ao pregar a união dos estados do Sul e Sudeste contra o Nordeste em disputas políticas.

Zema defendeu a atuação do Consórcio Sul-Sudeste (Cossud), atualmente presidido pelo governador Ratinho Júnior, do Paraná, e afirmou que o objetivo do grupo é conquistar o “protagonismo político”, que, em sua visão, tais estados nunca tiveram: “temos 256 deputados – metade da Câmara – 70% da economia e 56% da população do País. Não é pouco, nê? Já decidimos que, além do protagonismo econômico que temos, nós queremos – que é o que nunca tivemos – o protagonismo político”.

O governador mineiro reclamou, principalmente, da união e representatividade de estados do Norte e Nordeste, “muito menores em termos de economia e população” – segundo ele, e afirmou que os estados do Sul e Sudeste arrecadam muito mais à União do que recebem de volta. “Se não você vai cair naquela história, do produtor rural que começa só a dar um tratamento bom para as vaquinhas que produzem pouco e deixa de lado as que estão produzindo muito. Daqui a pouco as que produzem muito vão começar a reclamar o mesmo tratamento”, declarou.

Além disso, Zema elogiou o governo de Jair Bolsonaro (PL), ao qual deu “nota 8”. Para ele, o grande legado de Bolsonaro foi ter organizado a direita, algo de “fundamental importância”, na visão do mineiro. Ele entende que o campo direitista precisa se unir para as eleições de 2026 e chama a esquerda de “adversários”:  “se for para lançar dois, três nomes (em 2026), aí é para dar de mão beijada a reeleição ao adversário.

Fonte: 347 Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

17 − seis =